5 métricas de atendimento ao cliente para ficar de olho

Se você deseja aprimorar o processo de atendimento ao cliente, existem algumas métricas que devem ser consideradas para avaliar a satisfação do cliente, a eficiência da sua equipe e até mesmo pensar em estratégias que podem ser aplicadas para sanar as dúvidas dos consumidores antes mesmo do atendimento.

Ficou curioso?

Conheça abaixo as 5 métricas de atendimento ao cliente para ficar de olho:

  • Satisfação do cliente

Essa é a principal métrica que define a qualidade do seu atendimento. Geralmente, a pesquisa de satisfação é realizada após a conversa com o cliente, considerando fatores como clareza das informações, índice de solução dos problemas, tratamento do profissional e outros fatores relevantes.

  • Tempo médio de espera

Quanto tempo o seu cliente precisa esperar até que seja atendido ao telefone? Caso esse período seja muito longo, as chances de que ele desista de esperar e, consequentemente, deixe de aproveitar o seu serviço são maiores, por isso é imprescindível prestar atenção nessa métrica.

  • Tempo médio de atendimento

Assim como o tempo de espera, a duração de cada atendimento também ajuda você a avaliar a eficiência dos seus processos. Uma boa dica para analisar esse fator é classificar o assunto de cada atendimento para ver quais são os problemas que demoram mais e menos tempo para serem resolvidos,

  • Fonte das ligações

Saber quais foram os principais canais de comunicação e interação com os clientes que originaram as ligações para a sua central de atendimento é uma forma de descobrir onde está o seu público alvo e, dessa forma, criar conteúdo que ajude os consumidores a solucionarem problemas antes mesmo de realizarem as ligações.

  • Número de atendimentos realizados periodicamente

Também é muito importante prestar atenção à quantidade de atendimentos que você realiza semanalmente ou mensalmente na empresa. Afinal, o ideal é que os atendimentos sejam controlados, indicando um bom índice de resolução de problemas.

Você já conhece o call tracking?

Se você não sabe como identificar e avaliar as métricas citadas acima, saiba que o software de call tracking é a melhor opção para ficar de olho nessas informações. A plataforma funciona ao criar um telefone secundário para cada um dos seus canais (ou seja, o seu site, blog, perfis nas redes sociais, links patrocinados no Google, etc) que é redirecionado automaticamente para a sua linha principal de atendimento.

Assim que o atendimento é finalizado, são armazenadas informações importantes para a análise da ligação, como a duração do atendimento, o tempo médio de espera, o índice de satisfação do cliente e a resolução do problema.

Também são guardadas as principais informações sobre o cliente, como nome, telefone para contato e o canal de comunicação que originou a ligação, permitindo um atendimento mais personalizado e evitando a recorrência do mesmo problema no futuro. Isso facilita o contato tanto para o cliente como para a sua equipe de atendimento.

Por isso investir em call tracking é uma ótima forma de acompanhar as principais métricas do atendimento ao cliente. Além de facilitar as estratégias de marketing digital e de conteúdo da sua empresa, esse software também melhora o nível do seu atendimento para garantir a conversão de leads em clientes e fidelizar os consumidores, fortalecendo o relacionamento com a sua marca.

Se você quer saber mais sobre os benefícios do call tracking para a sua empresa, deixe o seu comentário no espaço abaixo para que possamos orientá-lo sobre as melhores práticas de atendimento ao cliente. Aproveite também para divulgar o artigo em todas as suas redes sociais!

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