Como melhorar o auto controle e emocional

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Como melhorar o auto controle e emocional

O auto-controle comportamental e emocional tem muito que ver com nossas atitudes e pensamentos relacionados com as situações estressantes. A Atenção Plena Mindfulness , é uma ferramenta que nos ajuda a melhorar nosso auto-controle e capacidade de gestão emocional, em situações de estresse, através de determinados exercícios e do fomento de determinadas atitudes habilidades.
Os benefícios psicológicos e físicos da prática e do trabalho desta ferramenta são muitos, e de forma específica, tem uma repercussão muito positiva a nível emocional, havendo uma íntima relação entre a Inteligência Emocional e a Atenção Plena.
O atendimento e a Atenção Plena é baseado em um trabalho de atenção e actitudinal, com o que se procura estar presente de forma intencional, de momento a momento, mantendo uma série de atitudes e cumprindo alguns princípios fundamentais, que poderíamos resumir de forma simples, da seguinte forma:

Não julgar: procura-Se abandonar a tendência a categorizar e avaliar as experiências boas e más, de modo que a nossa resposta diante de uma situação experiência não se realize com base em tags valorativas, mas em base a como experimentamos realmente a situação em si mesma, momento a momento. Isto implica tentar observar a experiência tal como se nos apresenta, sem avaliar, categorizala nem julgá-la.

Paciência: Significa ser capaz de respeitar os processos naturais os acontecimentos, os eventos mentais e fisiológicos internos, sem pretender forçá-los, precipitarlos mudá-los.
Mente de principiante: trata-Se de se desvincular das expectativas baseadas em experiências prévias, e manter nossa mente livre destas, de forma que os pensamentos, expectativas, conhecimentos prévios, não nos impedem de ver as coisas como realmente são.

Confiança: neste caso, se faz referência à necessidade de nos tornarmos responsáveis por nós mesmos, aprender a ouvir e confiar. É importante que sejamos capazes de confiar em nossa autoridade, antes de procurar uma guia para fora de nós mesmos.

Não esforçar-se: Implica abandonar os esforços realizados para a obtenção de resultados. Com a prática formal e informal em Atenção os resultados serão mostrados por si mesmos, sem que tentemos forçar a sua aparição. O esforço é um conceito oposto aos princípios e às atitudes que são cultivados na Atenção Plena. Esforçar-se significa tentar mudar algo, e é contrário a ser paciente e aceitar as situações e as experiências de momento a momento. Além disso, o esforço neste sentido se relaciona com o fenômeno da Intenção Pedagógica.

Aceitação: Significa ver as coisas como são no momento presente, aceitando a experiência momento a momento desprendendo os desejos de mudar a situação. Habitualmente, a aceitação é a etapa final de um processo emocional intenso, em que primeiro negamos o que acontece, posteriormente, nos enchemos de raiva, e, finalmente, já vencidos, conseguimos aceitá-lo. Esse processo tão custo pode ser substituído pelo cultivo intencional de aceitação.

Aceitação não tem nada a ver com resignação. A aceitação das coisas como elas são, muito ao contrário, requer uma fortaleza e uma motivação extraordinária, especialmente no caso de que não nos agradem – e uma disposição para trabalhar sábia e eficazmente como melhor possamos com as circunstâncias em que nos encontremos com os recursos, tanto internos como externos, de que dispomos para aliviar, curar, redirecionar e mudar as coisas que podemos mudar.”-Kabat Zinn.

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